03.fevereiro.2022
8 regras de design de interiores que sempre funcionam
Enquanto as tendências vêm e vão, existem algumas regras de design de interiores que sempre serão verdade. E antes de você deixar todas as convenções de lado, é importante aprender sobre elas com a mente aberta. Algumas dicas podem ser úteis para facilitar sua vida na hora de decorar e reduzir a chance de erros.
Desde medir o cômodo a decorar paredes, aqui estão 8 principais regras de design para você conhecer um pouco mais.
1.Tire as medidas do cômodo
Antes de comprar aquele sofá dos seus sonhos ou a mesa de centro descolada, tire as medidas do ambiente. Quando você não sabe as dimensões exatas corre o risco de comprar móveis muito grandes ou pequenos na proporção. Use os itens maiores para mapear a circulação e garantir que ela não seja prejudicada.
Deixe a pressa de lado nesse momento. Perceba os materiais usados nas paredes e piso e pense nas combinações que pode fazer. Comece pelos itens principais de cada cômodo, porque você sempre pode adicionar mais coisas quando tiver terminado o básico.
Couro, veludo, algodão, lã… existem diversas opções de tecidos para te ajudar na hora de brincar com as texturas. Os materiais das peças também permitem combinações – metal com madeira, tecidos naturais com móveis laqueados, etc.
Principalmente quem mora em um apartamento pequeno precisa de itens não só bonitos, mas também funcionais para otimizar o espaço disponível. Peças que servem a mais de um propósito são uma excelente pedida.
A simetria no design de interiores é sempre apreciada. Ela é responsável por trazer a sensação de ordem e equilíbrio. Estabelecer a simetria antes vai te ajudar a enxergar melhor as possibilidades de mudança que virão.
Uma atitude muito comum quando estamos montando a decoração é buscar os produtos mais baratos das lojas. Essa não é a melhor ideia quando pensamos a longo prazo: comprar um móvel barato pode representar um gasto inesperado no futuro. Para não desperdiçar dinheiro, invista agora em peças de qualidade que irão durar muitos anos.
Apenas um tipo de iluminação no ambiente pode deixá-lo bidimensional. Tenha uma fonte de luz principal e adicione luminárias ou arandelas para elevar o astral.
Aproveite as paredes para decorar de acordo com sua personalidade. Espelhos, pinturas e quadros deixam o espaço bem-acabado e único. Use a criatividade nesse momento e, se tiver disposição, dê uma chance aos projetos DIY.
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies