02.dezembro.2021
Cidades
Um dos recursos que vem sendo utilizados na arquitetura é a madeira no ambiente interno. Além da versatilidade, ela proporciona aos espaços com uma série de outras vantagens. Veja abaixo:
A organização FPInnovations e a Universidade de British Columbia demonstraram em uma pesquisa que a presença de madeira nos interiores contribui para a queda dos níveis de estresse dos ocupantes. Por meio de um experimento, o estudo concluiu que a superfície da madeira estimula a redução das atividades do sistema nervoso simpático do corpo humano. Com isso, também diminuem a frequência cardíaca, a pressão arterial e, consequentemente, o estresse.
A madeira possui uma natureza porosa capaz de proporcionar benefícios acústicos ao interior, que elevam o conforto acústico dos ocupantes sem a necessidade de incluir outras estruturas no ambiente. A capacidade de isolamento acústico da madeira adapta-se a espaços diversos. Isso torna seu uso extremamente flexível, pois pode ser aplicada em locais que vão desde uma biblioteca até um ginásio escolar.
Seja pelo uso na mobília ou na infraestrutura do ambiente, a presença da madeira no interior também é capaz de elevar a qualidade do ar interno. O material atua como uma esponja que absorve ou libera umidade, mantendo a atmosfera interna equilibrada. Assim, eleva-se a umidade quando o ar está seco e reduz-se quando a atmosfera está úmida.
Uma das vantagens mais conhecidas da madeira é a capacidade de proporcionar conforto térmico nos ambientes internos, tornando-os mais acolhedores e aconchegantes. Isso é possibilitado pela baixa condutividade térmica do material, que o torna um isolante natural.
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies