Empreendimentos
Contato Portal do cliente

blog habitat

27.abril.2023

Institucional

Estratégias de QAI na construção civil

A QAI (Qualidade Ambiental Interna), nada mais é do que um conjunto de fatores que influenciam no interior de uma construção, sendo os responsáveis por determinar as condições de saúde e bem-estar das pessoas, como a iluminação, acústica, qualidade do ar e conforto térmico.

Para uma Qualidade Ambiental Interna com reflexos positivos na saúde diversas estratégias podem ser implantadas em projetos arquitetônicos. Algumas delas são:

  • Ventilação: Pensar na ventilação dos ambientes ao construir um imóvel, abrange aspectos importantes para conter a poluição atmosférica em ambientes internos e elevar a salubridade dos espaços, como: ventilação natural adequada; sistemas híbridos de ventilação; aberturas que possibilitam o fluxo de ar e a ventilação cruzada; e técnicas que proporcionam o chamado efeito chaminé.
  • Controle da umidade: Para evitar contaminantes da umidade ambiente, algumas estratégias de controle são os materiais e acabamentos de construção a seco; estruturas de madeira ou aço; e envelopes de construção que controlam as taxas de umidade.
  • Escolha criteriosa de materiais: Diversos poluentes do ar são provenientes de produtos, tintas, revestimentos, móveis e materiais presentes em espaços de habitação e convívio. Para contornar isso, projetistas devem recorrer a materiais atóxicos, produtos certificados com selos verdes e itens testados com baixa emissão de COV.

Esses e outros fatores contribuem para melhores QAI na construção civil, melhorando também a qualidade de vida de quem morará ou trabalhará no ambiente.

Fonte

Voltar
Fale conosco
Ligamos para voce
Atendimento por whatsapp
Central de atendimento
(62) 3661-2002

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de  utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies