Estratégias de QAI na construção civil
A QAI (Qualidade Ambiental Interna), nada mais é do que um conjunto de fatores que influenciam no interior de uma construção, sendo os responsáveis por determinar as condições de saúde e bem-estar das pessoas, como a iluminação, acústica, qualidade do ar e conforto térmico.
Para uma Qualidade Ambiental Interna com reflexos positivos na saúde diversas estratégias podem ser implantadas em projetos arquitetônicos. Algumas delas são:
- Ventilação: Pensar na ventilação dos ambientes ao construir um imóvel, abrange aspectos importantes para conter a poluição atmosférica em ambientes internos e elevar a salubridade dos espaços, como: ventilação natural adequada; sistemas híbridos de ventilação; aberturas que possibilitam o fluxo de ar e a ventilação cruzada; e técnicas que proporcionam o chamado efeito chaminé.
- Controle da umidade: Para evitar contaminantes da umidade ambiente, algumas estratégias de controle são os materiais e acabamentos de construção a seco; estruturas de madeira ou aço; e envelopes de construção que controlam as taxas de umidade.
- Escolha criteriosa de materiais: Diversos poluentes do ar são provenientes de produtos, tintas, revestimentos, móveis e materiais presentes em espaços de habitação e convívio. Para contornar isso, projetistas devem recorrer a materiais atóxicos, produtos certificados com selos verdes e itens testados com baixa emissão de COV.
Esses e outros fatores contribuem para melhores QAI na construção civil, melhorando também a qualidade de vida de quem morará ou trabalhará no ambiente.
Fonte