Empreendimentos
Contato Portal do cliente

blog habitat

14.outubro.2022

Estilo mediterrâneo na decoração: Texturas e cores naturais

O estilo mediterrâneo remete às casas das regiões litorâneas da Espanha, Itália, Grécia, Turquia e norte da África. Com inspiração vinda do mar mediterrâneo, a decoração baseada nesse estilo transmite o calor e o frescor da região, por isso, cores como verde e azul estão sempre presentes na decoração.

Outro ponto marcante do estilo mediterrâneo é o uso de materiais naturais, como madeira, vime e pedras. Tudo isso compõem um visual leve e aconchegante. É como se sentir em uma casa de praia, mesmo que você não esteja o litoral. Em geral, as casas desse estilo possuem grandes aberturas e terraços. As paredes costumam apresentar acabamentos com gesso ou pedra e o piso em tons de terracota, madeira ou revestimentos cerâmicos.

Destacam-se também as paredes brancas, que remetem às casinhas gregas, que ficam à beira-mar. O branco total reflete a luminosidade do sol e deixa o ambiente ainda mais claro. Existem alguns pontos de destaque de uso do estilo mediterrâneo como inspiração na construção de casas:

Clima mediterrâneo em Los Angeles

Em uma casa em Los Angeles, o arquiteto que assina o projeto buscou inspiração nas vilas espanholas e italianas do mar mediterrâneo, com terraços que abraçam a vista. Para conseguir um equilíbrio com o estilo contemporâneo, o arquiteto evitou o excesso de ornamentos, mantendo as fachadas limpas, com esquadrias de design simples. Revestimento de pedras, extraídas em Santa Bárbara, em alguns pontos estratégicos ajudam a equilibrar o volume da casa.

Aberta para a área de lazer

Insatisfeitos com a antiga edícula, os proprietários de um projeto em São Paulo quiseram renovar a área de lazer da família. O que antes era um espaço fechado, escuro e com problemas de mofo, deu lugar para um grande ambiente integrado, perfeito para receber amigos. A primeira saída encontrada pelos arquitetos foi mudar a estrutura do espaço, sem interferir na atmosfera mediterrânea que a casa toda possui.

Estrutura de pedra

Debruçada sobre a areia da praia de Canasvieiras, no norte da ilha de Florianópolis, a casa, que é dona de uma história de cerca de quarenta anos, logo que foi construída, tornou-se ícone entre os moradores, por ter estrutura de pedra. Mais recentemente, comprada por um novo proprietário, o imóvel passou por uma reforma, mas as pedras continuam lá. Com tanto azul à vista, vindo do céu e do mar, o branco toma conta no interior da residência, como referência ao estilo mediterrâneo.

Nosso mais novo empreendimento, o Zoe Habitat, busca retratar em sua arquitetura o estilo arquitetônico mediterrâneo, com características marcantes encontradas na Grécia como cores sóbrias, texturas naturais e assimetria. Venha transformar sua realidade com a Habitat!

Voltar
Fale conosco
Ligamos para voce
Atendimento por whatsapp
Central de atendimento
(62) 3661-2002

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de  utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies