20.janeiro.2023
Cidades
Diminuir os impactos ambientais na busca por frear as mudanças climáticas é uma das principais missões da construção sustentável. Assim, em projetos arquitetônicos alinhados a causas ambientais, a redução do uso de combustíveis fósseis tem sido uma das preocupações centrais. É o caso dos edifícios de energia zero, construções que recorrem a fontes renováveis para fomentar o consumo consciente na construção civil.
Edifícios de energia zero e questões ambientais
Estima-se que os edifícios, considerando todo seu ciclo, são responsáveis por quase 40% das emissões de gases do efeito estufa (GEE) em todo o mundo. Atualmente, porém, os impactos gerados têm estimulado soluções em diversas cidades do mundo, para reinventar os meios de consumo e produção de energia.
Na construção civil, o conceito de edifício de energia zero é aplicado quando a energia total consumida por um prédio durante um ano equivale à energia renovável gerada naquele local. Dessa forma, os também chamados net zero energy building, em inglês, são energeticamente autônomos: ou porque atendem às demandas de conforto e energia sem depender da oferta de energia elétrica externa, ou porque compensam o consumo do edifício pela geração local de energia renovável.
Estratégias incorporadas aos edifícios de energia zero
Entre os diversos recursos que possibilitam a um edifício equilibrar o consumo e a produção de energia, estão:
Uso de energia renovável
A produção de energia renovável é um dos principais aspectos dos net zero energy buildings. Com fontes limpas como a energia solar, a eólica ou a geotérmica, a produção de energia local pode zerar o consumo energético e poupar o meio ambiente da emissão de gases poluentes.
Arquitetura bioclimática
No contexto de edifícios de energia zero, destaca-se a arquitetura bioclimática, voltada à concepção de prédios que harmonizam os ambientes internos e externos, por meio de técnicas que aproveitam as condições climáticas. Assim, métodos bioclimáticos como ventilação natural, ventilação cruzada e efeito chaminé aumentam o conforto térmico e a eficiência energética.
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies