Empreendimentos
Contato Portal do cliente

blog habitat

22.agosto.2022

Dicas para utilizar melhor a academia do condomínio

E aí, já fez algum exercício hoje? Calma, não precisa ter pressa. Leia atentamente as dicas e, depois, você saberá tudo o que precisa para aproveitar ao máximo a academia do condomínio. Procure aplicar as medidas para proteger seu corpo e manter a disciplina. Boa sorte!

Pensando em uma academia que vai se adequar perfeitamente na sua realidade, o Vivare, um empreendimento Habitat está chegando a Rio Verde. Com uma vista deslumbrante para quando você mais precisar de uma motivação. O rooftop incrível será o cenário ideal para seu exercício físico. Venha descobrir as inúmeras vantagens de Viver Sorrindo no seu lar ideal com essas ótimas dicas.

1 – Faça avaliações médicas

Saúde em primeiro lugar. Antes de começar qualquer exercício pretendendo manter a frequência, o que também vale para a academia do seu condomínio, procure um especialista. Uma avaliação profissional vai mostrar se você está apto a se exercitar todos os dias.

Se hoje, por exemplo, você sente alguma dor na coluna, ou no joelho, seria legal conversar com um ortopedista. Essas dores indicam que é preciso fortalecer os músculos da região. Mas também é uma condição que pode restringir atividades de maior impacto. Ouvir o médico antes da prática esportiva evita o agravamento de lesões antigas.

2 – Crie a sua programação

Planejar é fácil, começar é difícil, seguir é o maior desafio! Mas tudo bem. Você não está sozinho nessa. Estamos aqui, no mesmo barco! Comece fazendo um planejamento. Muita gente larga facilmente os exercícios por não pensar neles como rotina. No seu ritmo, depois de 30 dias de rotina, estique a corda, e aumente um pouco a intensidade.

Atenção na escolha do horário, que é algo essencial. Esse momento precisa ser seu e somente seu. Nenhum outro compromisso, salvo exceções de família e trabalho, podem estar à frente deste. Essa é a hora de relaxar, aliviar o estresse e cuidar de si.

3 – Defina metas

No curto, no médio e no longo prazo, você não pode estar no mesmo lugar. Defina aonde você quer chegar. Como você quer se sentir em um mês, depois em três meses e, por fim, daqui a um ano.

Outro motivo que leva as pessoas a desistir dos exercícios é não perceber os benefícios que começam a aparecer. Eles são gradativos, não acontecem da noite para o dia, mas acontecem.

Por isso, defina metas e corra atrás. Você pode começar com a seguinte meta de curto prazo: pelo menos 30 minutos de exercícios diários no primeiro mês. No terceiro mês, a meta pode ser: uma corrida de 5 quilômetros em um determinado tempo. No ano, a sua meta pode ser: estar dormindo melhor.

4 – Respeite seus próprios limites

Esse é um cuidado importante. Você não vai escalar o Everest em três meses. Se aumentar a carga rápido demais, mesmo em exercícios na academia do seu condomínio, a tendência é que comece a sentir dores.

Como o objetivo é justamente o contrário, ter mais saúde e disposição, observe seu corpo e seja paciente. Não adianta exigir que o músculo de uma pessoa sem ritmo performe com o de um atleta.

Além de avançar gradativamente, perceba os sinais que vêm através das dores. Um desconforto aqui e ali é normal, afinal, você está treinando. Porém, dores muito fortes indicam exagero na dose. Cuide disso para manter a segurança.

5 – Lembre-se dos alongamentos

Na academia do seu condomínio, talvez você não tenha um instrutor lembrando da importância dos alongamentos. Estamos aqui para isso: alongue-se! Você pode fazer isso em qualquer parte do dia, especialmente perto da hora da atividade física.

Os alongamentos ajudam a aumentar a flexibilidade dos músculos, sendo fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Uma boa série de alongamento serve tanto para aquecer, quanto para relaxar os músculos.

Quando realizados de forma adequada, isto é, em frequência regular e com a pessoa sempre relaxada, os alongamentos podem:

  • Prevenir lesões;
  • Ativar a circulação;
  • Reduzir tensões musculares;
  • Preparar para exercícios físicos;
  • Proporcionar movimentos soltos e leves.

6 – Use as vestimentas adequadas

Frequentar a academia do seu condomínio é um compromisso importante como qualquer outro. Ou seja, você vai precisar da indumentária específica para isso. Em casa a gente pode se vestir um pouco mais à vontade, mas na academia do condomínio, é diferente.

Se estiver com a roupa inadequada, você pode limitar seus movimentos e até sofrer acidentes. Use sempre um vestuário mais elástico e leve. Lembre-se, também, da importância de um bom tênis, específico à prática de exercícios.

Mesmo perto do conforto de casa, leve a hora do treino a sério. Um tênis específico para exercício evita lesões e garante mais conforto no seu exercício.

7 – Conheça os aparelhos

Os empreendimentos mais modernos têm academias com aparelhos tão bons quanto as academias comerciais. Caso não tenha um profissional auxiliando, pesquise sobre a forma correta de utilização desses equipamentos.

Saber como cada um funciona e para que serve vai direcionar você para os exercícios alinhados aos seus objetivos. Por outro lado, quem explora os equipamentos de forma errada, não chega em lugar nenhum e pode se machucar.

Adote a cautela e busque informações de cada aparelho. Lembre-se de não forçar em nenhum exercício no começo. Se preciso, peça dicas para amigos ou familiares que você sabe que malham há mais tempo.

8 – Mantenha a hidratação

Esse é mais um lembrete importante para você que não terá um profissional perto. A correta hidratação é um dos principais mantras de quem está se exercitando. Seu corpo precisa de líquido!

Uma das grandes vantagens de quem tem academia no condomínio é a praticidade. Quem se exercita em academia convencional, geralmente, tem que organizar uma mochila com roupa, toalha, produtos de higiene.

Usando a academia do seu condomínio, você só precisa trocar de roupa, pegar água, subir e descer do elevador e malhar. Depois é só voltar, tomar banho e seguir sua rotina.

Algumas academias têm bebedouro, nesse caso, a garrafa de água pode ser abastecida no local. De um jeito ou de outro, você deve ter em mente que precisa se hidratar antes, durante e depois dos exercícios.

9 – Vá além da academia

Frequentar a academia do condomínio é um passo, mas não precisa ser o único. Os condomínios mais completos, por exemplo, têm o esquema de bicicletas compartilhadas.

Além das estruturas com aparelhos para ginástica e academia, eles têm bicicletas à disposição dos moradores, que podem incluir um pedal pelo bairro na rotina de exercícios da semana.

Diversificar os exercícios é interessante para manter o estímulo. Por isso, mescle a malhação com corridas, braçadas na piscina e pedais.

Fonte:

Voltar
Fale conosco
Ligamos para voce
Atendimento por whatsapp
Central de atendimento
(62) 3661-2002

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de  utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies