Empreendimentos
Contato Portal do cliente

blog habitat

06.abril.2023

Cidades

Dicas para uma mudança residencial sem dor de cabeça

Fazer uma mudança residencial nem sempre é simples. Afinal, é preciso pensar em diversas etapas para realizar a troca de endereço e poder, enfim, aproveitar o novo imóvel. Por isso, quando chega o momento de mudar, muita gente acredita que terá que encarar diversos desafios. Porém, a boa notícia é que caprichar na organização pode tornar esse processo mais fácil. Então, com os cuidados certos, você pode mudar de residência de modo descomplicado e focar em aproveitar a nova casa ou apartamento.

Planeje-se com antecedência

O primeiro passo é definir a data de mudança. Para isso, avalie qual é o melhor dia para trocar de residência, considerando seus compromissos profissionais e as características do novo endereço. Pode ser interessante escolher um dia menos movimentado para evitar transtornos no trânsito, por exemplo. Também vale começar a solicitar a mudança de endereço dos serviços, como internet, luz e telefone. Como a troca costuma levar alguns dias, fazer o pedido com antecedência garantirá que você chegue à nova residência com tudo pronto.

Outra questão para considerar é a contratação do transporte para a mudança. Você deverá escolher um frete compatível com o seu orçamento, a distância e a quantidade de itens. Também é possível contratar serviços que incluem embalar e desembalar os itens. Ainda, é interessante definir — ainda que de maneira superficial — o que não seguirá para o novo endereço. Ao vender, doar ou descartar itens antes da mudança, você poderá focar em transportar apenas o que for relevante.

Visite o imóvel novo antes da mudança

Outra dica importante antes de fazer a mudança consiste em visitar o novo imóvel. Nesse momento, você deve aproveitar para tirar as medidas dos cômodos e das portas e janelas. Isso o ajudará a identificar se os seus móveis e demais itens que serão transportados caberão no novo espaço. Além disso, é fundamental fazer essa análise para garantir que eles entrarão adequadamente no imóvel. Se a porta não tiver as dimensões apropriadas, poderá ser necessário fazer o içamento de móveis — sendo preciso se planejar para isso.

Organize os itens que você levará para o novo imóvel

De volta ao seu endereço atual, é preciso começar a cuidar da organização dos itens que serão levados na mudança. Aproveite esse momento inicial para fazer uma limpeza geral e para identificar quais pertences não serão levados.

Esse processo inicial ajuda a evitar a bagunça após chegar ao novo endereço. Com isso, a tendência é que a mudança seja mais simples e rápida. Além disso, é interessante setorizar os móveis e itens, dividindo-os em caixas pelo ambiente. Assim, você saberá onde estão os objetos que você deseja antes mesmo de abrir cada caixa.

Separe em uma mochila um kit com objetos essenciais

Mesmo com tudo organizado em caixas separadas, é preciso pensar que a mudança pode demorar mais que o esperado — especialmente, se você tiver muitos itens. Por isso, o ideal é preparar um kit com objetos essenciais.

Em uma bolsa ou mochila, separe produtos como uma ou duas mudas de roupa e pijamas, peças íntimas, escova de dentes e seus principais itens de higiene e cuidado pessoal. Assim, você não precisará ficar se preocupando em encontrar todos esses itens logo após a mudança. Além disso, essa é uma forma de ter mais conforto logo quando você for para o novo endereço.

Comece desempacotando os itens essenciais

Com o transporte da mudança concluído, é hora de começar a desempacotar os objetos. Em geral, o ideal é iniciar pelos itens essenciais. É o caso de já separar utensílios de cozinha, como pratos, copos e talheres para os próximos dias. Também vale a pena pensar em itens como cama, colchão, TV, roupas de cama e instrumentos necessários para o trabalho, por exemplo.

A ideia é deixar as peças de decoração, os itens menos usados e as miudezas para o final. Assim, você poderá adiantar uma boa parte da mudança, tornando o processo mais simples. Faz sentido, não é?

Organize o restante dos itens ao final

Se você conseguir se organizar, a última etapa da mudança tende a ser a mais simples. Afinal, a ideia é cuidar apenas do que falta nessa fase final, deixando o novo endereço com a sua cara e de acordo com as suas necessidades. Nessa fase, você pode concluir processos como terminar de montar os móveis que faltam, organizar os itens menos usados da cozinha ou arrumar o armário de roupas, por exemplo. Além disso, é nesse momento em que fica mais simples definir de vez a disposição dos objetos e cuidar da decoração.

Ao fazer a mudança em partes, você não precisará se cansar em apenas um dia — ao mesmo tempo em que poderá manter a rotina funcionando da melhor maneira possível.

Fonte

Voltar
Fale conosco
Ligamos para voce
Atendimento por whatsapp
Central de atendimento
(62) 3661-2002

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de  utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies