Empreendimentos
Contato Portal do cliente

blog habitat

17.fevereiro.2023

Institucional

Conforto térmico nas edificações

Pensando no conforto térmico dos empreendimentos imobiliários com a chegada de períodos mais frios, a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, destacou alguns aspectos de que devem ser levados em consideração no momento do projeto arquitetônico e construção do empreendimento.  Andressa explicou métodos construtivos e materiais que terão influência no conforto do usuário final do imóvel.

 Segundo diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a temperatura aceitável nas estações mais frias como outono e inverno deve ficar entre 20ºC e 23ºC. Para Andressa, o conforto térmico é um estado de equilíbrio e que isso afeta a saúde e performance do indivíduo: “Quanto maior o desconforto térmico, menor será a produtividade da pessoa”, frisou a arquiteta, lembrando ainda que o conforto também influencia no consumo de energia elétrica: “Espaços com conforto térmico têm maior eficiência energética; a ventilação natural e coberturas adequadas fazem com que as pessoas consumam menos ar-condicionado e ventilador”, ressaltou.

 SOBRE OS MÉTODOS CONSTRUTIVOS

 Para alvenaria de edificação, Andressa orienta que a espessura correta das paredes externas auxilia não somente o desempenho térmico mas em melhor isolamento acústico. “Geralmente, uma parede de alvenaria tem 15cm de espessura acabada. Nossos empreendimentos têm paredes externas em torno de 22 cm para melhorar o conforto termo acústico”, explica.

 Sobre os materiais, ela recomenda a madeira, um material com baixa condutividade térmica e, por isso, é considerado um dos melhores isolantes. Materiais como telhas cerâmicas e drywall absorvem menos a temperatura externa, contribuindo também para uma temperatura amena. Outro destaque é para o recirculador de água quente, sistema que permite que a água circule na tubulação antes do acionamento dos misturadores, assim a água já sai do chuveiro na temperatura desejada.

  A arquiteta enfatizou também uma simulação térmica na fase de projetos. Para ela, a simulação pode prever soluções na execução como melhor aproveitamento da insolação, tamanho das esquadrias, espessuras dos vidros, dentre outros. Sobre o aquecimento dos pisos, a arquiteta indicou que o piso térmico já é uma tendência e realidade nos empreendimentos de alto padrão. A tecnologia possibilita que o morador selecione a temperatura desejada entre 5ºC e 35ºC e ainda automatize o sistema, acionando o aquecimento a distância. Quanto às fachadas ventiladas e design biofílico, Andressa explicou que algumas folhagens têm potencial de purificar o ar em ambientes fechados e proporcionam frescor de um ambiente natural para as casas.

Fonte

Voltar
Fale conosco
Ligamos para voce
Atendimento por whatsapp
Central de atendimento
(62) 3661-2002

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de  utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies