15.julho.2022
A planta inteligente é um desenho técnico que contém as informações do imóvel projetado. São retratados os ambientes, com as suas medidas reais de largura e comprimento em escala, além das especificações das portas e janelas, com largura e altura. Pode conter a disposição dos móveis, bem como as medidas destes. Com ela, fica mais fácil compreender as dimensões dos cômodos e como eles vão estar dispostos, além de descomplicar o processo de dimensionamento dos móveis.
As escalas correspondem ao tamanho de todos os ambientes e do projeto como um todo! Porém, como não é possível fazer a representação das medidas reais, esse artifício é usado para facilitar o desenho e permitir que se possa visualizar melhor a dimensão dos ambientes. Não é preciso se preocupar em fazer inúmeras contas para verificar qual o tamanho real dos cômodos: as plantas contêm as cotas, que são as medidas verdadeiras de cada ambiente.
A planta inteligente não conta somente com as dimensões dos cômodos e suas divisões, mas nela também é possível fazer um esboço do ambiente já com os móveis. Apesar de parecer uma tarefa de pouca utilidade à primeira vista, esse é um elemento extremamente importante e não deve ser deixado de lado!
Imagine que você já possua um sofá para a sua sala de estar, porém, no final das obras, perceba que ele não se encaixa no ambiente. Esse é um problema que pode ser evitado com a análise da planta baixa do imóvel já com a disposição dos móveis.
Assim, é possível verificar qual a versão final do projeto, comparando se o que foi proposto realmente atende às suas pretensões e pode ser realizado dessa maneira.
Analise condições de ventilação e iluminação
Você já fez a análise da sua planta inteligente, verificou as dimensões dos ambientes, analisou a funcionalidade dos cômodos e fez a disposição dos móveis. Tudo pronto para o início da obra, correto? Ainda não! É preciso avaliar mais um fator: as condições de ventilação e iluminação dos ambientes.
Mesmo que você não tenha total compreensão sobre o assunto, é importante analisar esses elementos, pois eles são essenciais para o conforto do morador. Peça ao profissional um auxílio e verifique, por exemplo, se as janelas se encontram voltadas para o local de onde vem mais iluminação ao longo do dia.
Assim, é possível utilizar a iluminação natural no ambiente, o que resulta em vários benefícios, como redução na conta de energia.
Não se esqueça também de verificar como está o aproveitamento da ventilação natural. Isso pode ser feito por meio da análise do posicionamento de vãos, janelas e portas — elementos que devem ser posicionados em paredes opostas ou adjacentes e na direção dos ventos.
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies