03.fevereiro.2023
Para um bom planejamento, deve-se reunir todas as informações possíveis previamente à realização da construção. Com isso, é possível considerar os potenciais imprevistos e tornar a execução plausível.
Quais as principais etapas de um projeto de construção?
Análise do local e levantamento de informações
Um projeto de construção, seja ele arquitetônico, estrutural, de instalações elétricas ou hidráulicas, deve sempre considerar as informações de campo. É preciso conhecer dados e aspectos do terreno e seus arredores. Caso contrário, intempéries, como presença de vegetação ou alagamentos, podem ocorrer durante a execução da obra.
Concepção do projeto arquitetônico
Nessa etapa, há contato direto com o arquiteto responsável para chegar a um consenso em relação aos desejos e às possibilidades dentro do orçamento estabelecido. Geralmente, são criadas soluções para as demandas existentes, explicando ao cliente eventuais diferenças entre o solicitado e o que pode ser, de fato, desenhado.
Elaboração dos desenhos
Após a concepção, a edificação deve ser elaborada com a ajuda de ferramentas computacionais, de acordo com a escolha do cliente, do arquiteto e do executor da obra. Os desenhos devem ser realizados sempre considerando a execução da edificação, contendo o máximo de detalhamento e informações.
Legalização da obra
Muitas vezes, utilizando o projeto base, já é possível preparar os arquivos da obra para apresentar à prefeitura. Por isso, na fase de concepção, é fundamental alinhar-se ao plano diretor e outras diretrizes da cidade para que a proposta seja aprovada sem necessidade de alterações ou correções.
Definição de prazos
Algo imprescindível é a definição de prazos. A obra deve ter um planejamento para sua entrega, assim como para a execução de cada serviço, com data de entrada e saída de equipes. Nessa etapa, portanto, é criado um calendário de realização.
Orçamento de materiais e mão de obra
É preciso um tempo para que o custo da construção seja estabelecido, através de um orçamento. Dentro desta etapa, existem os gastos com materiais e mão de obra, junto com o levantamento de quantidade dos mesmos.
Execução e acompanhamento
Apesar disso, com uma metodologia e um orçamento bem feitos e projetos bem consolidados, a realização tende a ser facilitada. Com todas as informações provenientes das etapas de construção, é possível evitar erros e retrabalhos. Além disso, em caso de problemas, algumas soluções já pensadas podem ser tomadas rapidamente.
Pós-obra
O planejamento de uma construção vai além da execução e entrega. A última etapa, que deve ser incluída nos processos de todo empreendimento, é a do pós-obra. Por isso, deve-se criar estratégias para melhorar a comunicação e o atendimento ao cliente.
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies