Empreendimentos
Contato Portal do cliente

blog habitat

11.julho.2022

Com produção e tecnologia, Rio Verde pode ser novo polo de agtechs.

Em 2010, o município registrou o maior crescimento na agropecuária do país, saltando do 12º lugar para o topo do ranking nacional. Hoje está em segundo lugar no PIB do agronegócio, somente atrás de Sorriso (MT).

É o maior produtor de soja do estado, com uma média produzida de 579.600 toneladas. É também um importante produtor de arroz, milho, algodão, sorgo, feijão e girassol. Além de contar com um importante plantel bovino, avícola e suíno, também é palco de uma das maiores feiras do setor no país, a Tecnoshow Comigo.

Com uma agricultura cada vez mais digital, o polo de inovação de Rio Verde tem se reinventado ao longo dos anos, com o surgimento de novas tecnologias para auxiliar ainda mais os produtores.Afinal, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), cerca de 70% do território nacional já conta com startups voltadas para o mercado agrícola - as Agtechs. Uma informação que também é muito relevante é que 40% dessas iniciativas são responsáveis pela implementação do sistema IoT (Internet das Coisas), com o desenvolvimento de drones, sensores e softwares para as lavouras.

As Agtechs têm crescido a cada dia mais no país e são modelos de startups inovadores, que se definem como empresas que buscam soluções inovadoras no agronegócio, através de novas tecnologias aplicadas no campo.

Um levantamento realizado recentemente mostra que a inovação ainda está em fase embrionária no Centro-Oeste brasileiro, mas que tem grande potencial para alavancar os negócios da região. A implementação de Agtechs no município de Rio Verde pode ser um importante passo para impulsionar ainda mais este mercado, conseguindo auxiliar produtores locais a usarem a tecnologia para uma colheita mais assertiva, rentável e sustentável.

Algumas tecnologias neste sentido também podem ajudar no melhor aproveitamento dos insumos e garantir mais eficiência da gestão hídrica, reduzindo muito os custos com compra de insumos e tornando a irrigação no agronegócio mais eficiente e sustentável.

Em 2019, Rio Verde ganhou o seu primeiro centro de inovação voltado exclusivamente para o agronegócio. A iniciativa chegou para auxiliar empreendedores com investimentos e capacitação e os conectando de forma efetiva com seu público-alvo: os produtores.  Vale destacar que as perspectivas são as melhores para os próximos anos!

Unindo a tradição e os benefícios de uma região que movimentou mais de US$ 21 bilhões neste primeiro trimestre ao uso de tecnologias mais sustentáveis e assertivas, é possível ver que Rio Verde tem de tudo para se tornar o mais novo ecossistema de agtechs do Brasil, que vem para revolucionar o mercado e trazer a agricultura do futuro para o presente!

Ao pensar em Rio Verde para a implementação de nossos empreendimentos, sempre soubemos e confiamos em todo esse potencial que a cidade pode oferecer para o cenário brasileiro e para potenciais investidores na região.

Fonte:

Voltar
Fale conosco
Ligamos para voce
Atendimento por whatsapp
Central de atendimento
(62) 3661-2002

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de  utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies