Empreendimentos
Contato Portal do cliente

blog habitat

06.janeiro.2023

News

Coliving, o que é, como funciona e porque está em alta?

Cada vez mais popular, o coliving tem se tornado uma opção atraente para quem busca uma forma descomplicada de morar. Com traços do cohousing, esse conceito incentiva o convívio e a troca de experiências com outros moradores.

O que é coliving?

O coliving é um conceito que engloba senso de comunidade, sustentabilidade e economia colaborativa. Pode ser definido como "um tipo de comunidade intencional que fornece moradia compartilhada para pessoas com afinidades de intenções. Isso pode variar desde se reunir para atividades como refeições e discussões nas áreas comuns, até se estender ao compartilhamento do espaço de trabalho e empreendimentos coletivos, como viver de maneira mais sustentável".

Como surgiu o coliving?

O termo “coliving” surgiu como uma variação do “cohousing”, um estilo de moradia que começou a se popularizar nos anos 70, na Dinamarca. A primeira comunidade de cohousing abrigava 35 famílias que tinham moradias individuais, mas compartilhavam espaços de convivência e atividades, como refeições e limpeza.

Com o tempo, esse tipo de moradia compartilhada ganhou novas formas, muito parecidas com o cohousing, mas com uma diferença: não se compartilhavam apenas os espaços de convivência, mas também o imóvel.  Hoje, o coliving abrange uma infinidade de possibilidades.

Tipos de coliving

Atualmente, o conceito de coliving tem sido aplicado de forma ampla, não apenas como uma opção de moradia em comunidade. Aqui estão as variações mais comuns:

Moradia privativa, mas com áreas comuns compartilhadas

Existem colivings que são mais próximos do cohousing, ou seja, as moradias são privativas, o que se compartilham são os espaços externos. A diferença é que, nos dias de hoje, as áreas em comum são mais valorizadas e estão cada vez mais equipadas para atender vários perfis de público.

Moradia compartilhada

Há também um modelo de coliving que traz uma divisão de cômodos dentro de uma propriedade. No Japão, esse tipo de moradia compartilhada já é muito comum em várias cidades. Por lá, existem empreendimentos que oferecem quartos individuais de aproximadamente 12m², mas com as áreas comuns compartilhadas como cozinha, banheiros, sala de estar e jantar.

Espaços com senso de comunidade

O coliving vai além da moradia. No Brasil, por exemplo, tem se popularizado também como uma forma de expressar o colaborativismo e a economia criativa. O coliving considera a junção de dois aspectos de convivência: o espaço físico e os valores (ou filosofia) em comum. E como as questões de afinidade variam bastante, não há um padrão de coliving, o que acaba resultando em espaços únicos.

Fonte

Voltar
Fale conosco
Ligamos para voce
Atendimento por whatsapp
Central de atendimento
(62) 3661-2002

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de  utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies