13.junho.2023
Cidades
Segundo o Smart Home Report 2021, publicado pelo Statista, projeta crescimento anual de 17,61% na receita do mercado de casas inteligentes no Brasil, somando um volume de US$ 2.568 milhões até 2026. O relatório também prevê que o número de residências ativas chegue a 11,0 milhões de usuários nesse período.
Veja possibilidades de tecnologia que auxiliam a vida em casa:
Assistente de voz
Os assistentes virtuais foram os primeiros produtos que apresentaram ao consumidor a possibilidade de automatizar a sua casa.
O objetivo é que o assistente de voz se torne um auxiliar no lar, conectando-se com os outros dispositivos automatizados para checar compromissos, dar dicas de previsão do tempo, ligar ou desligar algum equipamento ou programar desde o que você vai comer no jantar até a próxima música a ser tocada.
Lâmpada inteligente
Se você busca praticidade e economia, as lâmpadas inteligentes de LED são ótima pedida. Elas podem se conectar ao assistente ou ao seu celular, e ainda há modelos que podem mudar de cor de acordo com o momento do dia, o ambiente ou o seu humor.
Algumas podem auxiliar a ter uma melhor noite de sono, diminuindo a iluminação ou apagando a luz quando for a hora de dormir. Além disso, programar as lâmpadas da casa ou contar com sensores de presença pode gerar economia nas contas de energia e evitar o desperdício.
Fechaduras automáticas
Esses dispositivos de casa inteligente dispensam chaves e podem funcionar com senhas, cartões ou com a biometria, criando configurações de entrada para diversos usuários.
A instalação desses equipamentos é considerada simples e os fabricantes oferecem funções como a possibilidade de trancar ou destrancar de qualquer lugar e o “Não perturbe”, travando a residência por dentro, não permitindo que outros usuários abram a porta do lado de fora.
Câmeras inteligentes
Integradas ao celular ou ao tablet, elas podem ser conferidas quando você não estiver no imóvel, a qualquer momento.
O principal benefício desse equipamento é a segurança, mas é possível notar outras vantagens de se possuir um bom sistema de monitoramento em casa: maior controle de quem entra e sai do imóvel, agilidade em caso de emergências e acompanhamento das atividades das crianças e dos animais de estimação são algumas delas.
Irrigação automatizada
Em tempos de crise hídrica, tanto a água quanto a energia elétrica ficam mais caras e devem ser poupadas o máximo possível. Contar com um sistema automatizado de irrigação do jardim pode garantir economia de tempo, mão de obra e também de recursos.
Ar-condicionado com wi-fi
Talvez esse seja o item da lista que mais pesa na conta de luz no fim do mês. Quem mora em lugares muito quentes sabe como o uso recorrente do ar-condicionado pesa no bolso, mas contar com um modelo automatizado pode gerar economia, programando-o para ser acionado de maneira otimizada, de acordo com sensores de temperatura, por exemplo.
O ar condicionado com wi-fi tem muitas funções e pode ser controlado de qualquer lugar, integrando vários aparelhos no mesmo dispositivo, com recursos como o monitoramento de temperatura e a programação. São inovações que geram economia no consumo de energia com o uso do aparelho.
Esses são exemplos de tecnologias que equipam uma casa inteligente. Mas existem muitos outros recursos presentes no mercado ou sendo desenvolvidos para tornar o lar cada vez mais automatizado, prático e confortável.
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies