11.agosto.2023
Cidades
O cenário imobiliário tem passado por um expressivo crescimento nas últimas décadas, e com isso, o número de condomínios também tem aumentado consideravelmente. Diante desse contexto, a figura do síndico se tornou cada vez mais relevante para garantir o bom funcionamento e a harmonia nas comunidades condominiais.
Dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de prédios nas regiões metropolitanas cresceu 321% nos últimos 35 anos. Esse aumento exponencial tem gerado uma crescente demanda por profissionais qualificados para assumir a função de síndico, tanto em condomínios residenciais quanto em comerciais.
Antigamente, o síndico era visto como alguém que apenas "quebrava o galho", mas hoje, suas atribuições vão muito além. Ele precisa estar preparado para resolver problemas, representar e proteger o condomínio. A função de síndico ganhou corpo, responsabilidade e notoriedade no mercado condominial.
O síndico é responsável por diversas tarefas essenciais para o bom funcionamento do condomínio, incluindo a preservação do patrimônio, o cumprimento das normas internas e das legislações vigentes, além de zelar pelo bem-estar coletivo dos moradores.
Nesse contexto, a figura do síndico contratado tem ganhado espaço, com muitos condomínios optando por profissionais externos para exercer a função. No entanto, a figura do síndico morador também é valorizada, pois sua proximidade com os condôminos e conhecimento das reais necessidades do local são vantagens importantes.
Ser síndico pode trazer várias motivações, não se limitando apenas à isenção da taxa condominial. Ele também se beneficia com a boa administração, visto que possui seu próprio patrimônio envolvido no condomínio. No entanto, é necessário dispor de tempo e ser capaz de isolar seus interesses pessoais dos interesses coletivos.
Além das responsabilidades previstas no Código Civil, o síndico deve cumprir com a legislação municipal, estadual e estar atualizado em relação a inclusão, transformações digitais e sustentabilidade, que são pontos cruciais nos dias atuais. Por isso, a capacitação e a atualização são fundamentais para que o síndico possa desempenhar suas funções de forma eficiente e profissional.
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de utilizar nosso site, leia atentamente nossa . Política de Cookies